HIGIENIZAÇÃO BUCAL ANIMAL Consequências da falta de cuidados e como evitar que isso afete o bem estar dos pets.

Quem nunca sofreu com o “bafo de leão” do seu bichinho de estimação que jogue a primeira pedra! A halitose (famoso bafo) é uma das queixas mais recorrentes dos tutores de cães e gatos, e pode ser causada por diversos fatores diferentes e, entre eles, a placa e o tártaro são uma das causas mais frequentes.

Apesar de ser o primeiro sinal clinico que incomoda o tutor, a halitose é o menor dos problemas que ocorrem como consequência das placas bacterianas e tártaros. Situações como perda dos dentes e inflamação da gengiva, e até mesmo problemas mais sérios como artrite, nefrite (inflamação dos rins) e endocardite (inflamação do coração) podem estar diretamente ligadas á ocorrência das placas e tártaros.

Mas se o surgimento da placa e do tártaro é tão grave assim, o que podemos fazer para preveni-los? E ainda mais, como fazemos para tratar um animal que já está com a cavidade oral comprometida?

Não se preocupe, a solução destes problemas será apresentada. Mas para compreender melhor como o tratamento e a prevenção funcionam, é de extrema importância que primeiro entendamos como a placa e o tártaro são formados.

 

A placa bacteriana nada mais é que uma comunidade de bactérias aderidas a uma substancia produzida por elas mesmas (chamado de biofilme), que funciona como um “escudo” de proteção contra agentes bactericidas. A este biofilme em conjunto com a comunidade bacteriana habitante nele damos o nome de placa.

Nas placas mais “maduras”, que estão presentes á mais tempo na cavidade oral do animal, ocorre a precipitação e a aderência de íons de cálcio, tornando-as duras e amareladas, formando assim o tártaro ou calculo dentário.

Por serem mais moles, as placas bacterianas são de mais fácil remoção, bastando apenas uma ação física como a escovação ou a utilização de produtos destinados a saúde bucal de pets para removê-las.

Por outro lado, uma vez formados, os tártaros são de difícil remoção, sendo muitas vezes indispensável a realização de limpeza de tártaro por um médico veterinário.

Na teoria parece tudo muito fácil, mas sabemos que existe uma enorme dificuldade em escovar os dentes dos nossos pets, sendo uma missão praticamente impossível escovar os dentes do animal todos os dias. Além disso, sabemos que um procedimento de limpeza nem sempre é viável, pois muitos animais possuem condições que os impossibilita de serem submetidos á anestesia.

Dentre esses produtos lançados no mercado, o Plaque off animal® vem ganhando cada vez mais destaque pela sua composição natural, sua praticidade e sua eficácia.

Feito de uma alga parda (Ascophylum Nodosum) encontrada na bacia norte do oceano atlântico, o Plaque off animal® possui polissacarídeos sulfatados em sua composição, chamados alginato e fucoidan, que agem como substancias bactericidas, prevenindo e tratando as placas bacterianas e também como “recolhedores” dos íons de cálcio livres na saliva, prevenindo e tratando os cálculos dentários.

Os resultados provenientes da ação destes polissacarídeos começam a aparecer após 1 a 3 semanas de uso contínuo, sendo que uma vez interrompido o uso, as placas e tártaros voltam a aparecer. Além de eficaz, a utilização do Plaque off também é extremamente prática, bastando apenas adiciona-lo a alimentação (seja ração seca ou úmida, ou até mesmo alimentação natural), uma vez ao dia.

O Plaque off animal® é uma ótima opção de uso não só para animais que não permitem que os dentes sejam escovados, mas também para aqueles que possuem algum tipo de restrição para a realização de limpeza de tártaro (cardiopatas, animais idosos, gestantes, etc) sendo inclusive indicado como auxiliar na manutenção da limpeza feita em consultório, pois quando usado previamente ao procedimento de limpeza, auxilia no amolecimento dos tártaros existentes, e quando usado após o procedimento, aumenta a qualidade do serviço e também o intervalo entre um procedimento e outro.

Além do Plaque off animal®, a Inovet® ainda possui dois outros produtos que irão auxiliar o tutor no combate e prevenção de problemas bucais, sendo eles o Aqualitus® (solução liquida para higiene oral de cães e gatos) e o Orozyme®  (gel enzimático para limpeza dos dentes) que irão tornar ainda mais completo o cuidado com a higiene bucal do seu animal.

Se identificou com o problema e gostaria de comprovar a eficácia dos nossos produtos? Você pode adquiri-los hoje mesmo, seja para revenda ou para utiliza-los no seu pet, através dos nossos representantes ou pelos nossos clientes 100%!